Nota à Comunidade Universitária – Segurança na UFBA

A questão da falta de segurança vem afligindo toda a população de nossa capital, do estado e do país. Os campi da Universidade Federal da Bahia, parte integrante do tecido urbano de Salvador, não estão livres dos mesmos agravos à segurança pública que se transformaram num dos grandes problemas sociais contemporâneos. Informações sobre furtos, assaltos e agressões pessoais nas áreas em que estão concentradas as unidades da universidade vêm aumentando.

A UFBA, entretanto, vem enfrentando firme e rapidamente esse aumento da violência, em conformidade com seus valores, sua história de uma instituição pública universitária democrática, e sua missão de oferecer ensino superior de qualidade, pesquisa, extensão, pós-graduação e assistência estudantil, em um ambiente de inclusão e respeito à diversidade.

Nesse sentido, a universidade mantém contratos de prestação de serviços de vigilância, portaria e monitoramento eletrônico de suas áreas, para os quais desembolsa recursos da ordem de R$ 38 milhões por ano, o que representa 30% de seu orçamento de custeio. Esse investimento permite à UFBA manter uma equipe de, aproximadamente, 490 vigilantes, 300 agentes de portaria e mais de 500 câmeras, que atuam nos campi da universidade 24 horas por dia.

Esse modelo precisa ser aprimorado e sempre atualizado, mas tem sido, no essencial, bem sucedido ao longo dos anos, sobretudo por ser compatível com a natureza da nossa universidade como uma instituição federal pública e aberta à comunidade.

No sentido desse aprimoramento, a administração central da UFBA vem se reunindo com os diretores de Unidades Acadêmicas, visando a qualificar ainda mais as suas ações de segurança. Assim, o monitoramento do acesso de motocicletas e automóveis é uma das novas medidas que estão sendo estruturadas para implantação a curto prazo.

A UFBA também realiza cotidianamente serviços de manutenção que envolvem a iluminação dos campi e o cuidado com os espaços de circulação, tais como a retirada do mato, de arbustos e poda de árvores, a retirada dos tapumes, entulhos e restos de obra. Essas medidas objetivam a abertura do campo de visão e, consequentemente, melhor vigilância.

A administração central da UFBA reitera, portanto, sua total atenção ao problema de segurança, desde a manutenção de canais abertos para receber toda informação que diga respeito à questão, à implementação firme de medidas para coibir agravos, em consonância com sua natureza institucional, até o debate e a adoção de novas iniciativas necessárias à proteção da comunidade universitária.